#pelletsmaisperto Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro

A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, instituição fundada em 1559, tem, em edifícios da sua responsabilidade, instaladas 3 caldeiras a pellets de 150kW de potência alimentadas por silos de armazenamento com capacidade para 40 toneladas.

“A primeira motivação foi minimizar os custos energéticos e depois como encontrar alternativas aos combustíveis fosseis e à eletricidade” – afirmou fonte da SCMM revelando a importância do eixo Município / Fundos Estruturais – “A santa Casa da Misericórdia de Mogadouro efetuou candidaturas ao programa “ON2-eficiencia energética” para obter o financiamento necessário à operação. Também aqui o Município teve um papel importante ajudando a instituição a nível financeiro. Foram projetos que correram bem e dos quais esperamos bons resultados futuros.”

Com um consumo anual de pellets na ordem dos 39 000€, a instalação destes equipamentos permite, à instituição, uma poupança energética anual na ordem dos 60 000€.

Quanto à maturidade do mercado de pellets, a gestão da instituição declara-se satisfeita: “Até ao momento não sentimos dificuldades na aquisição de pellets e o tempo de resposta das entregas é bom. Os equipamentos de combustão são de uma complexidade técnica elevada e necessitam de manutenção qualificada e permanente.”, reforçando a mais-valia da adoção de sistemas similares a outras entidades: “Sem sombra de dúvida, aconselho a introdução destas medidas aos municípios e a outras IPSS.”

Related posts