Promoção da produção de calor renovável em infraestruturas públicas

O mercado nacional de pellets apresenta uma maturidade considerável, quer ao nível das infraestruturas de abastecimento, quer no que toca às tecnologias de combustão com desenvolvimento e produção nacionais.

No entanto, a politica de fomento à utilização de energias renováveis, tem-se focado na produção de energia elétrica apesar de, a nível europeu, 50% da energia final ser consumida em aplicações de aquecimento e arrefecimento. Este facto foi várias vezes referenciado na conferência “European Union Sustainable Energy Week” realizada nos dias 13 a 17 do passado mês de Junho.

Neste sentido, entendemos que os grandes vetores de desenvolvimento da utilização de fontes de energia renováveis em Portugal são as infraestruturas públicas, de serviços e indústria com elevadas necessidades de calor, quer pela sua dimensão, quer pela procura não afetada pelos efeitos da sazonalidade. É neste pressuposto que suportamos a presente comunicação, com o principal objetivo de alertar as entidades gestoras de infraestruturas com consumo intensivo de calor, para os benefícios ligados à utilização de pellets em substituição de combustíveis fósseis, a saber:

– Poupanças na fatura energética de 30 a 60%;

– Redução da exposição à volatilidade do mercado de derivados de petróleo;

– Redução da intensidade carbónica da atividade, entre outros.

A tudo isto soma-se, numa perspetiva mais abrangente, a redução da dependência energética externa do país, a utilização de recursos endógenos e a dinamização de áreas florestais tipicamente a braços com problemas de desemprego e desertificação.

Apresenta-se de seguida um estudo levado a cabo pela Algar, Empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos SA. e responsável pela gestão ambiental do Algarve com o título “Estudo da viabilidade de projetos relacionados com a valorização energética da biomassa na região do Algarve” com enfoque nas piscinas municipais de São Brás de Alportel. Este estudo serve como exemplo tipo de uma intervenção numa infraestrutura pública, com resultados apreciáveis.

Estudo_piscina_pellets_sbrasalportel

Related posts